A Terapia como ponte para o Amor e a Presença

Workshop

Treinamento em ALQUIMIA INTERIOR

Autoconhecimento e Transformação

O que causa sofrimento e o que causa felicidade? Qual é a causa do fracasso e o que propicia o sucesso? De onde nasce a decepção e como acontece a completude, o preenchimento?
Essas são algumas perguntas que responderemos na teoria e na prática durante o curso Alquimia Interior. Compreenderemos que o ‘fluxo’ energético é o que nos traz saúde, felicidade, vitalidade e criatividade; que a aceitação é a qualidade do coração que nos traz o amor, a paz, a confiança e a entrega; e que o observador consciente (a presença meditativa) nos proporciona uma das qualidades mais essenciais e curativas ‘a desidentificação’. Com todas essas qualidades atuando juntas e conscientemente, o subproduto é uma vida plena, um coração preenchido, o resgate da força e do poder e uma profunda paz interior.
Como experimentaremos na prática no curso de Alquimia Interior, tudo está ‘inscrito’ na nossa energia: como sentimos, como interagimos com outras pessoas, como fazemos amor, como fracassamos ou temos sucesso, como repetimos padrões de comportamento destrutivos, como atraímos certas experiências, que crenças nos apegamos, etc. Tudo está em nós. Todo problema tem raiz na nossa energia e toda solução também está lá.
Agora a pergunta: Onde está a chave? Como podemos transformar aspectos desequilibrados e improdutivos da nossa personalidade em algo que germine, cresça e se expanda para uma vida plena?
O curso de Alquimia Interior pretende mostrar essa chave, esse caminho para todos aqueles que estejam prontos para abrir essa porta, para trilhar esse caminho de autoconhecimento e transformação.

O que é Alquimia Interior

É um trabalho de autoinvestigação que irá culminar com a apresentação e prática da ‘Alquimia da Transformação’. A origem desse trabalho aconteceu há 20 anos atrás quando fiz pela primeira vez a formação em Ciências Esotéricas com seus criadores Wadud e Waduda.
Nas palavras dos criadores “…a Alquimia Interior é uma técnica poderosa que tem o potencial de transformar sofrimentos psicológicos e emocionais em um estado de bem-estar e autoempoderamento. Ela faz isso explorando e curando as camadas sutis de energia que envolvem o corpo físico. Como o corpo físico, essas camadas sutis podem se tornar adoecidas e desequilibradas. Todos os sofrimentos psicológicos e emocionais vêm dessas doenças e desequilíbrios.

O Fluxo da Energia Vital

Em minha experiência trabalhando há quase trinta anos com Bioenergia, percebo que uma das questões mais importantes para a vida de todo ser sobre este planeta é o ‘fluxo de energia vital’. Quando não temos esse fluxo energético em nosso corpo, adoecemos, estagnamos e muitas vezes morremos precocemente. Quando esse fluxo não ocorre em nossas emoções e sentimentos, nos tornamos duros, ‘sem sentimento’, paralisados, verdadeiros zumbis.
Nosso corpo reage com dores e tensões; nossas emoções e sentimentos tornam-se depressivos ou superativados; e nossos pensamentos tornam-se confusos e desordenados. O próximo passo é a chegada do estresse e da fadiga.

O que paralisa o fluxo de energia vital?

Todos nós tivemos uma infância reprimida e tolhida. Nossa energia vital começou bem cedo a se encolher e passamos a ser dirigidos pela nossa cabeça. No lado emocional, os traumas de infância físicos e/ou psicológicos fizeram com que nossa energia de expansão se bloqueasse e se transformasse em verdadeiras represas energéticas estagnadas. São os chamados nós ou couraças musculares descobertas por Reich.

Como fazemos para retornar ao fluxo da vida?

A boa nova é que toda esse energia vital ainda está disponível para nós. Ela retorna e se reativa através de movimentos bioenergéticos do corpo, da dança, de trabalhos com respiração e liberação emocional, processos de cura de traumas e abertura de espaços do coração.
Através de um processo consciente e dirigido tocamos as restrições de nossa energia abrindo espaço para que ela gradualmente se expanda e dissolva todos os nós e repressões do nosso sistema. Quando a bioenergia se libera, o subproduto é o retorno da nossa vitalidade, nossa sexualidade, nossa criatividade e amorosidade. Antigos padrões de comportamento começam a mudar e podemos assumir nossa vida e nossos projetos com total responsabilidade, foco, alegria, consciência e prazer.

Veja mais informações clicando em PROGRAMAÇÃO.